Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484
Comparte esta pagina
Título : | A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização : um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio |
Autor : | COSTA, Luiza Danielle de Santana |
Palabras clave : | Botânica; Estratégias Didáticas; Polinização; Biologia - estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 26-mar-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | COSTA, Luíza Danielle de Santana. A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização: um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Resumen : | A arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. No presente trabalho foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa, com o intuito de motivar os estudantes a se aprofundarem no conhecimento botânico. Trata-se de uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), explorando a biodiversidade local, na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas de desidratação de flores e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade foi dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais tiveram como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizamos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que foram disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho foram expostos na biblioteca da escola e, como produto da sequência didática, foi construído material instrutivo para que outros docentes possam replicar a atividade. Os resultados demonstram que a abordagem interdisciplinar e colaborativa através da arte, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, estimulando a curiosidade, e a capacidade investigativa. Aproximando-os dos saberes botânicos, ampliando a discussão e interesse sobre os temas por meio do despertar da curiosidade e a capacidade investigativa. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiza Danielle de Santana Costa.pdf Artículo embargado hasta 2026-06-12 | 4,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons